domingo, 28 de julho de 2019

Lutero e o Cânon



Você sabia?

* Que embora Lutero seja acusado de tirar livros da Bíblia, ele na verdade também traduziu os livros apócrifos (ou deuterocanônicos) deixando-os em um apêndice no fim da Bíblia com a seguinte observação: "Esses livros não são tidos como iguais as Escrituras, mas são bons e úteis para leitura"?




*Que sua posição é quase a mesma que a de Jerônimo, o qual disse que os deuterocanônicos são lidos pela Igreja "mas que ela não os recebe entre as canônicas Escrituras, assim também pode-se ler esses livros para o fortalecimento do povo, mas não para confirmar a autoridade de dogmas eclesiásticos"?

*Que, de acordo com a New Catholic Encyclopedia, a decisão que definiria o cânon "não foi dada amplamente até o Concílio de Trento"? "Este estabeleceu definitivamente a questão do cânon do Antigo Testamento. Que isso não tenha sido feito anteriormente é aparente da incerteza que persistiu até o tempo de Trento"?

*Que quando a relevante votação para o estabelecimento do cânon foi realizada em 08 de abril de 1546, Lutero já estava morto? (Como Lutero poderia retirar livros da lista estabelecida pela ICAR após sua morte?)

*Que a votação em Trento para transformar o amplo cânon em um artigo de fé não foi unanimidade? Que 24 votaram a favor, 15 contra e 16 se abstiveram, ou seja, que os que eram a favor na verdade eram a minoria?

*Que a decisão de Trento em relação aos livros deixou em aberto a questão do status dos mesmos dentro de seu cânon? Se a distinção de Jerônimo entre livros que podem ser usados para fundamentar doutrina e livros que não podem ser usados para este fim, mas apenas para leitura e fortalecimento do povo, devia ser feita permaneceu em aberto, conforme atestam dois historiadores católicos abaixo

Jedin:

" A maioria concordou com a opinião...que as controvertidas questões teológicas que já tinham sido assunto de discussão entre Agostinho e Jerônimo, não deveriam ser decididas pelo Concílio, mas deveriam ser permitidas permanecer questões abertas. O resultado da votação...comprometeu o Concílio ao amplo cânon, mas na medida que se absteve de uma discussão teológica, a questão da diferença entre os livros dentro do cânon foi deixada como tem sido". History of the Council of Trent, pgs 56-57

Duncker:

"A questão ainda não foi estabelecida, pois na mesma noite ...reportaram para Roma que o ponto sobre os graus dos livros do Antigo Testamento, o qual surgiu durante o debate, …já que muitos dos antigos santos Doutoores tinham dito que alguns eram canônicos e adequados para estabelecer dogmas e outros não tinham a mesma autoridade, mas eram somente "agiografos" (escritos sagrados).Catholic Biblical Quarterly, vol 15, pgs 285-286


*Que, sendo o sentido de cânon no catolicismo e no protestantismo tão diferente ao ponto do primeiro incluir livros que podem não possuir a mesma autoridade e o segundo incluir somente livros com a mesma autoridade, quando católicos e protestantes discutem sobre a canonicidade de certos livros, eles não estão falando da mesma coisa?

Sem comentários:

Enviar um comentário