terça-feira, 18 de agosto de 2020

Thomas R Schreiner: João 6 e Eleição Incondicional



Nós vemos claramente em João 6 que a fé é o dom de Deus dado somente para aqueles a quem Deus tem escolhido.


Jesus disse no versículo 35, 


"Eu sou o pão da vida. 

Aquele que vem a mim nunca terá fome; 

aquele que crê em mim nunca terá sede".


As palavras "vem" e "crê"  nessa sentença se interpretam mutuamente,  de forma que tanto designam uma vinda que salva quanto uma fé que salva, porque aquele que vem a Jesus e crê Nele encontra vida por meio de sua morte [9]

Dois versículos adiante nós lemos em João 6:37:



"Todo o que o Pai me der virá a mim, e 

quem vier a mim eu jamais rejeitarei". 



É evidente do versículo 35  que "vir" é outra maneria de falar de crer.  Além disso,  "vir" e "crer"  tanto no versículo 35 quanto no 37 claramente se referem a ação de indivíduos, uma vez que João usa a terceira pessoa do singular. [10]   O versículo 37 também ensina que todo aquele que é dado pelo Pai ao Filho, esse virá ao Filho e que todo aquele que vier, esse será recebido pelo Filho.  Em outras palavras, todo aquele que é dado pelo Pai ao Filho crerá  no Filho.  O texto não diz que somente alguns daqueles dados pelo Pai ao Filho virão ao Filho, mas que todo aquele que é dado virá e crerá.  É claro que nem todos os seres humanos vêm ao Filho, porque nem todos creem. [11]


Então, somente alguns vêm ao Filho e aqueles que vêm tem sido dados pelo Pai ao Filho, e todos aqueles que são dados pelo Pai ao Filho vêm, de forma que aqueles que vêm fazem assim porque o Pai os deu ao Filho.  Além disso, o versículo 44 clarifica que os seres humanos que não vêm ao Filho não foram atraídos pelo Pai:


"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair;"


Aqueles que não vêm, esses recusam a crer porque eles não foram dados pelo Pai ao Filho.  Nós podemos concluir, então, que João 6 ensina eleição individual para salvação.  Todos aqueles dados pelo Pai ao Filho, esses virão a fé, enquanto aqueles que não foram atraídos pelo Pai não podem e não virão.


Notas: 



[9] Ver John 6:51. "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".

[10] Tem sido notado frequentemente que João foca sobre indivíduos em seu Evangelho. Seria uma difícil tarefa dizer que os indivíduos aqui representam grupos corporativos.

[11] A única saída poderia ser o universalismo, mas João claramente desaprova universalismo ao antencipar um juízo final  no qual alguns serão excluídos da vida eterna (cf. John 3:36; 5:28-29).


Tradução:  Emerson Campos Pinheiro


Fonte:  https://www.monergism.com/thethreshold/sdg/Schreiner,%20Thomas%20-%20Corporate%20and%20Individual%20Elect.pdf


Nota do blog:  Podemos acrescentar que o versículo 44 parece ser paralelo ao 65

44: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair;"

65: "... ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".


E o contexto imediato do versículo 65 aponta não ter sido dado pelo Pai como explicação da incredulidade de alguns de seus ouvintes:

"Contudo, há alguns de vocês que não crêem". 

Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.

E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".   João 6:64,65

Sem comentários:

Enviar um comentário