sábado, 25 de agosto de 2018

Edwin Reynolds Sobre Colossenses 2:16-17

Ninguém vos Julgue  





Esse é um resumo e adaptação do artigo " 'Let No One Judge You': Col 2:16-17 in Exegetical Perspective" de Edwin Reynolds[1]

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:16,17


1. Paralelo com Hebreus 9 e 10

Paulo está falando de um "comer e beber" que eram "sombras das coisas futuras", cujo "corpo é Cristo".  De qual "comer e beber" ele está falando? Como "comer e beber" são sombras da realidade que é Cristo?  Uma resposta pode ser encontra na grande semelhança na linguagem de Col 2:16-17 e  Hebreus 9 e 10.  Para melhor visualização as expressões paralelas estão ressaltadas com a mesma cor:



Hebreus:

[...]Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa. Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; Hb 9:7-11

A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. Hb 10:1

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;[...] Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados . Hb 10:10-14

Colossenses:

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábadosQue são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de CristoColossenses 2:16,17

De uma forma mais sintetizada:

Col:  "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou" 
Heb: as "ofertas e os sacrifícios" [..] "eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida"

Col: "por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,"
Heb: "sacrifícios repetidos ano após ano" , "oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios"

Col: "Que são sombras das coisas futuras," 
Heb: A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos.

Col: "mas o corpo é de Cristo".
Heb: "pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez". [1]



Dado o similar contexto, a comida e bebida - ou comer e beber)—mencionados em Col 2:16 provavelmente deveriam ser compreendidos como essencialmente a mesma comida e bebida a que se faz referência em Heb 9:10.14.  Se for o caso, então a expressão não se refere ao comer e beber diário dos leitores de Paulo, mas aos rituais envolvendo comida e bebida que eram associados com a antigo ritual da lei.  As "sombras das coisas futuras" em Col 2:17 eram os mesmos sacrifícios e rituais do santuário que pertenciam ao ritual da lei que é "sombra dos benefícios que hão de vir" em Heb 10:1.16 



2.  Comer e Beber das Ofertas


Essas ofertas geralmente envolviam comer os itens que eram oferecidos.  Os sacerdotes comiam algumas ofertas, e o povo de outras:

"Então Moisés disse a Arão e aos seus filhos que ficaram vivos, Eleazar e Itamar: "Peguem a oferta de cereal que sobrou das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo, e comam-na sem fermento junto ao altar, pois é santíssima. Comam-na em lugar sagrado, porquanto é a porção que lhes cabe por decreto, a você e a seus filhos, das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo; pois assim me foi ordenado".  (Levítico 10:12-19)

"Vocês não poderão comer em suas próprias cidades o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, nem a primeira cria dos rebanhos, nem o que, em voto, tiverem prometido, nem as suas ofertas voluntárias ou dádivas especiais. Ao invés disso, vocês os comerão na presença do Senhor, do seu Deus, no local que o Senhor, o seu Deus, escolher; vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas, e os levitas das suas cidades. Alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, em tudo o que fizerem". (Deuteronômio 12:17-27)

"Depois ele me disse: "Os quartos do norte e do sul que dão para o pátio do templo são os quartos dos sacerdotes, onde os sacerdotes que se aproximam do Senhor comerão as ofertas santíssimas. Ali porão as ofertas santíssimas: as ofertas de cereal, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa, pois o local é santo". (Ezequiel 42:13)

" ‘Eu serei a única herança dos sacerdotes. Vocês não lhes darão propriedade alguma em Israel; eu serei a sua herança. Eles comerão as ofertas de cereal, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa; e tudo o que em Israel for consagrado ao Senhor será deles. (Ezequiel 44:28,29)"


3.  Dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados



Interessantemente, os três elementos encontrados em Col 2:16 aparecem juntos no mesmo contexto -e na mesma sequência - em Ezequiel 45:17:

"Será dever do príncipe fornecer os holocaustos, as ofertas de cereal e as ofertas derramadas nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da nação de Israel. Ele fornecerá as ofertas pelo pecado, as ofertas de cereal, os holocaustos e as ofertas de comunhão para fazer propiciação em favor da nação de Israel".

É claro dessa passagem que as festas, luas novas e sábados eram as épocas quando essas várias ofertas eram para ser feitas.  É interessante que ofertas de cereal (comida) e bebida eram incluídas junto com holocaustos (ofertas queimadas), ofertas pelo pecado e ofertas de comunhão (pacíficas).  O foco está sobre ofertas rituais feitas sobre dias especiais.  A fim de ver que esse não é apenas um coincidente arranjo de referências desses elementos de Col 2:16, nós precisamos olhar para a mais ampla evidência disponível.  Giem observa que o mais importante paralelo, aquele a partir do qual vários  outros são modelados, é Números 28-29. 

Em 28:9-10 são apresentados os holocaustos (oferta queimada), oferta de cereal e oferta derramada (bebida) para cada sábado:

"No dia de sábado, façam uma oferta de dois cordeiros de um ano de idade e sem defeito, juntamente com a oferta derramada e com uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo. Este é o holocausto para cada sábado, além do holocausto diário e da oferta derramada".

Em 28:11-15 apresenta o holocausto (oferta queimada), oferta de cereais, oferta derramada (bebida) e oferta pelo pecado a cada lua nova durante o ano.

"No primeiro dia de cada mês, apresentem ao Senhor um holocausto de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito. Com cada novilho deverá haver uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com óleo; com o carneiro, uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo; e com cada cordeiro, uma oferta de cereal de um jarro da melhor farinha amassada com óleo. É um holocausto, de aroma agradável, uma oferta dedicada ao Senhor, preparada no fogo. Com cada novilho deverá haver uma oferta derramada de meio galão de vinho; com o carneiro, um litro; e com cada cordeiro, um litro. É o holocausto mensal que deve ser oferecido cada lua nova durante o ano. Além do holocausto diário com a oferta derramada, um bode será oferecido ao Senhor como sacrifício pelo pecado".

Em 28:16–29:40 apresenta o holocauto (oferta queimada), oferta de cereais, oferta derramada (bebida), oferta pelos pecados e ofertas de comunhão (pacíficas) para os vários festivais no ano.

"No décimo quarto dia do primeiro mês é a Páscoa do Senhor. No décimo quinto dia desse mês haverá uma festa; [...] Apresentem ao Senhor [...] um holocausto [...]. Com cada novilho preparem uma oferta de cereal [...]. Ofereçam um bode como sacrifício pela culpa [...]: apresentem a comida para a oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor; isso será feito além do holocausto diário e da sua oferta derramada.[...]

"No dia da festa da colheita dos primeiros frutos, a Festa das Semanas, quando apresentarem ao Senhor uma oferta do cereal novo, convoquem uma santa assembléia e não façam trabalho algum. Apresentem um holocausto [...]. Com cada novilho deverá haver uma oferta de cereal [...] Ofereçam também um bode para fazer propiciação por vocês. Preparem tudo isso junto com a oferta derramada, [...]".

"No dia primeiro do sétimo mês convoquem uma santa assembléia e não façam trabalho algum. Nesse dia vocês tocarão as trombetas. Como aroma agradável ao Senhor, ofereçam um holocausto  [...]. Com o novilho preparem uma oferta de cereal [...]  Ofereçam também um bode como sacrifício pelo pecado, para fazer propiciação por vocês, além dos holocaustos [...] com as ofertas derramadas, conforme prescritas. [...]

"No dia dez desse sétimo mês convoquem uma santa assembléia. Vocês se humilharão a si mesmos e não farão trabalho algum. Apresentem como aroma agradável ao Senhor um holocausto [...]. Com o novilho preparem uma oferta de cereais [...]  Ofereçam também um bode como sacrifício pelo pecado, além do [...] holocausto diário com a oferta de cereal e com as ofertas derramadas."

"No décimo quinto dia do sétimo mês convoquem uma santa assembléia e não façam trabalho algum. Celebrem uma festa ao Senhor durante sete dias. Apresentem [...] um holocausto [...]. Ofereçam também um bode como sacrifício pelo pecado, além do holocausto diário com a oferta de cereal e com a oferta derramada".

[...] "Além dos votos que fizerem e das ofertas voluntárias, preparem isto para o Senhor nas festas que lhes são designadas: os holocaustos, as ofertas de cereal, as ofertas derramadas e as ofertas de comunhão. E Moisés comunicou aos israelitas tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado"

Além das passagens de Ezequiel e Números, há uma série de referências para os mesmos três elementos, demonstrando a intencional relação entre eles.  Embora eles variem na sequência na qual eles são mencionados, Young aponta que essas variações não tem significância relativa ao sentido.  É importante notar a explícita conexão ao regular holocausto (oferta queimada) em cada ocorrência, com exceção de Oséias 2:11.22, onde entendo estar implicito [2].

"Assumimos a responsabilidade de, conforme o mandamento, dar anualmente quatro gramas para o serviço do templo de nosso Deus: para os pães consagrados, para as ofertas regulares de cereal e para os holocaustos, para as ofertas dos sábados, das festas de lua nova e para as festas fixas, para as ofertas sagradas, para as ofertas pelo pecado para fazer propiciação por Israel, e para as necessidades do templo de nosso Deus". (Neemias 10:32,33)

Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas. (Oséias 2:11)

"Além disso, deviam se apresentar todas as manhãs e todas as tardes para agradecer e louvar ao Senhor, e fazer o mesmo sempre que holocaustos fossem apresentados ao Senhor nos sábados, nas festas da lua nova e nas festas fixas. Deviam servir regularmente diante do Senhor, conforme o número prescrito para eles." (1 Crônicas 23:30,31)

"Agora estou para construir um templo em honra do nome do Senhor, o meu Deus, e dedicá-lo a ele, para queimar incenso aromático diante dele, apresentar regularmente o pão consagrado e fazer holocaustos todas as manhãs e todas as tardes, nos sábados, nas luas novas e nas festas fixas do Senhor, o nosso Deus. Esse é um decreto perpétuo para Israel". (2 Crônicas 2:4)

"Sobre o altar do Senhor, que havia construído diante do pórtico, Salomão passou a sacrificar holocaustos ao Senhor, conforme as determinações de Moisés acerca das ofertas diárias e dos sábados, das luas novas e das três festas anuais: a festa dos pães sem fermento, a festa das semanas e a festa das cabanas" (2 Crônicas 8:12,13)

"O rei contribuía com seus próprios bens para os holocaustos da manhã e da tarde e para os holocaustos dos sábados, das Luas Novas e das festas fixas, conforme o que está escrito na Lei do Senhor". (2 Crônicas 31:32)

Todas essas passagens do AT servem para prover um precedente para compreender o uso de Paulo da expressão "dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados" em Col 2:16 como uma óbvia referência aos holocaustos que eram oferecidos nas celebrações semanais, mensais e anuais em adição aos holocaustos diários que eram oferecidos no Templo de acordo com o ritual da lei mosaica.  

A preocupação não é com as festas, celebrações na lua nova ou sábados em si, mas com com rituais de oferta que eram oferecidos nesses dias, que era uma coisa que todos eles tinham em comum quando agrupados no mesmo contexto.  

Os dias e festas em si não eram necessariamente sombras de coisas por vir (Cristo), mas as ofertas rituais feitas nesses dias certamente são.  

Outros tem apontado que os sábados semanais eram memoriais da criação (Gen 2:2-3; Ex 20:11; 31:17; Mc 2:27) em vez de sombras apontando adiante para Cristo, e que eles não eram ligados aos rituais do santuário. 

As luas novas igualmente eram celebrações não diretamente relacionadas ao ritual do santuário e não funcionam como tipos ou sombras de Cristo e Seu sacrificio.  

A comida e bebida, ou comer e beber, no mesmo contexto, claramente parecem se referir ao comer e beber cerimonial em conexão como os rituais, tais como a refeição da Páscoa. Isso é feito aparente pelo v. 17, o qual diz que essas coisas são uma sombra das coisas futuras, enquanto o corpo para o qual a sombra aponta é aquele de Cristo.  Quando a realidade, para a qual a sombra apontava,  veio, os rituais antigos deixaram de ser necessários.  Isso é porque Paulo adverte seus leitores a não deixar que ninguém os julgue em relação a prática desses antigos rituais.

Em resumo,  eu defendo:

a) baseado no paralelo com Hebreus 9 e 10, que o "comer e beber" se refere não ao comer e berber diário dos leitores de Paulo, mas aos rituais da Lei envolvendo comida e bebida que eram associados com a antigo ritual da lei.

b) baseado nos textos paralelos do Antigo Testamento, que há uma referência implicita em Col 2:16 ao holocausto,

c) baseado na menção a "sombra das coisas futuras" se referindo a Cristo, que a referência implícita ao holocausto é razoavelmente evidente.  Como o sábado semanal nunca foi visto nas Escrituras como uma sombra de Cristo, os holocaustos oferecidos no sábado, luas novas e festas que eram uma sombra do sacrifício de Cristo.

d) que, sendo os três pontos acima verdadeiros, podemos parafrasear Paulo da seguinte maneira: "Portanto, ninguém vos julgue se vocês não comem e bebem das ofertas e sacrifícios e/ou não participam das ofertas e sacrifícios nos dias de festa, lua nova, ou sábados.  Essas ofertas e sacrifícios são sombras das coisas futuras, mas a realidade é a oblação e sacrifício do corpo de Cristo". 


Notas:

[1]disponível integralmente em http://www.atsjats.org/publication/view/365
[2]sobre Oséias 2:11

"Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas".

Como dito mais acima, percebo implícitas alusões no contexto de Oséias 2:11 a sacríficios e ofertas.  Por meio de contraste com o que Israel deveria estar fazendo naqueles dias, como advertido em outras passagens, Israel está cometendo adultério por queimar incenso para os ídolos de Baal nos dias de festa (2:13)

"Eu a castigarei pelos dias em que ela queimou incenso aos baalins; ela se enfeitou com anéis e jóias, e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu", declara o Senhor".

e e oferecer bolos sagrados de uvas passas a idolos (3:1).

"[...]o Senhor ama os israelitas embora eles tenham se voltado para outros deuses e amem oferecer bolos de passas para ídolos" (tradução livre da New English Translation)

Portanto

"[...] os israelitas viverão muitos dias [...] sem sacrifício e sem colunas sagradas [...]" 
E

"[...]Depois disso os israelitas voltarão e buscarão o Senhor, o seu Deus,[...]"

É sobre isso que Deus está se referindo quando Ele diz em 2:11 "Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas".  Ele acabará com os sacrifícios nos dias de celebração. 

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